Matéria atualizada às 12h03min em 13 de fevereiro de 2019
Uma idosa de 61 anos ficou ferida ao tentar evitar um assalto no Centro de Santa Maria na tarde de terça-feira. De acordo com a Brigada Militar (BM), dois criminosos tentaram invadir a UP idiomas, que fica na Rua Floriano Peixoto, por volta das 16h20min.
A idosa, que trabalha no local como secretária, teria começado a gritar em busca de socorro quando percebeu o assalto, conforme a BM. Os criminosos reagiram com um golpe de faca, que atingiu a vítima nas costas. Eles fugiram em seguida.
- A gente tem uma porta lá em cima que está sempre chaveada. Ela abriu e desceu para pegar uma encomenda, e quando retornava dois assaltantes entraram e anunciaram o assalto. Ela, instintivamente reagiu e gritou. Eles se assustaram, m saiu correndo e o outro, enquanto ela tentava fechar a porta, pressionou a faca nas costas dela - explicou a responsável pela escola.
Polícia apreende quase 1 tonelada de produtos impróprios para consumo em Santa Maria
A BM foi acionada, bem como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou socorro e encaminhou a vítima até o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
À reportagem, a escola afirmou que a funcionária já está em casa e não corre risco de morte.
- Nós já tínhamos colocado uma porta extra de segurança, mas vamos trabalhar em formas de melhorar ainda mais a segurança do local - afirmou a empresa.
REAÇÃO A ASSALTO
Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), reagir a assaltos "só dá certo" em 10% dos casos. Isso quer dizer que a cada 10 assaltos em que a vítima reage, em um deles ela não vai acabar se ferindo - ou morrendo. A BM reitera que as vítimas não devem, jamais, reagir a assaltos.